Obra-Prima do Dia - Sir Joshua Reynolds
O pintor: Joshua Reynolds, um dos maiores retratistas do século XVIII (1723/1792), ao falecer já era um artista consagrado e reconhecido como Mestre.
Retratou sempre à perfeição homens e mulheres famosos de seu tempo. Sua obra considerada a mais significativa foi o retrato de Sarah Siddons, a grande atriz trágica do teatro inglês, que ele personificou como A Musa da Tragédia.
Muito procurado para pintar retrato de famílias, mães e filhos, seu talento era tal que ele conseguiu o que desde sempre foi considerado difícil em Artes Plásticas: deixar a criança com sua expressão infantil e não pintar um adulto em miniatura.
Filho de um clérigo, era homem de princípios religiosos e morais rígidos e dava suma importância à lealdade. Suas telas demonstram a admiração que sentia pela vida em família.
Se como pintor desde cedo surpreendeu pelo talento e pela dedicação à arte, como intelectual de luz própria marcou sua geração.
O talento e a técnica inovadora o levaram a ser eleito o primeiro presidente da Real Academia de Artes e, em 1769, foi sagrado Cavaleiro pelo rei Jorge III. Recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford.
Durante cerca de vinte anos aplicou-se a formular suas concepções sobre Arte num livro a que chamou Discourses e suas ideias tornaram-se um modelo para várias gerações de artistas ingleses e europeus.
Moço ainda, e apenas cinco anos após sua posse na Academia, sua visão começou a deteriorar e ele teve que abandonar a pintura.
O quadro: O retrato da Sra. Richard Hoare e seu bebê (Mrs. Richard Hoare and Child) é óleo sobre tela, e mede 132.5 x 101.6 cm. (detalhe acima) - obra do dia - blog do Noblat
Nenhum comentário:
Postar um comentário