terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Velocidade Abstrata e Ruido (l913/1914) - Giacomo Balla


Pintura: Velocidade Abstrata e Ruído (1913/1914)


O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto publicado no jornal parisiense “Le Figaro”, em 20 de fevereiro de 1909.
Marinetti proclamava o fim da arte do passado e fazia uma ode à arte do futuro (daí o nome do movimento: futurismo). Com implicações políticas, buscava tornar a Itália livre do peso de sua história e inseri-la na modernidade.
“A dinâmica é o centro da arte” era seu lema. Ao poeta juntaram-se vários outros artistas - principalmente poetas e pintores. Entre eles figurou com a força de seu talento e criatividade, Giacomo Balla.
Podemos dizer que Balla foi um autodidata. Enquanto viveu em sua cidade natal, Torino, frequentou a Academia Albertina, mas quando se mudou para Roma, em 1895, abandonou os estudos. Em 1900 viajou para a França. Seu maior interesse era visitar a Exposição Universal, que muito o entusiasmou.
Em Paris, estudou os trabalhos de Seurat, Signac e Cross e quando regressou a Roma divulgou as ideias pontilhistas entre outros jovens artistas, como Boccioni, Carrá, Severini.
A partir de 1913, as obras de Balla foram ficando inteiramente abstratas e a representação da decomposição do movimento deu lugar à decomposição da luz. Em 1915, assinou com Fortunato Depero o "Manifesto da Reconstrução Futurista do Universo", no qual estendia o conceito dos princípios futuristas a todos os aspectos da vida diária.
Eles delinearam nesse ensaio um programa para a re-criação do real usando os equivalentes abstratos para tudo que pudesse estar em movimento. Com isso na cabeça, conceberam e criaram máquinas, instrumentos musicais e aparelhos dedicados exclusivamente a produzir ruídos, como sirenes e alarmes.
Tal como os outros componentes do grupo futurista, Balla foi um nacionalista convicto e ativo. Em 1915 foi detido com Marinetti por participar de uma manifestação em favor da entrada da Itália na II Guerra Mundial.
Óleo sobre cartão, com a moldura pintada pelo artista. Mede 54,5 x 76,5cm, no total, incluindo a moldura, que faz parte da pintura.

Acervo Fundação Solomon R. Guggenheim, Coleção Peggy Guggenheim, Veneza

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -

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