quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rio São Francisco (c.1638) Frans Post

                                             Rio São Francisco ( c. 1.638 )
                                             Frans Post
Ao trazer para o Brasil dois jovens pintores, Nassau nos proporcionou um grande legado, testemunho sobre a vida no Nordeste de então.
Frans Post e Albert Eckhout pintaram nossas paisagens, os tipos humanos, a flora e a fauna que tanto os encantou. Contemporâneos de mestres da escola holandesa, como Rembrandt e Vermeer, não chegaram a rivalizar com eles, mas eram pintores de muita criatividade e com pleno conhecimento de sua arte; por terem sido os primeiros a revelar aos europeus as paisagens e a vida num mundo inteiramente novo, despertaram grande interesse.
Hoje suas obras são cotadas em milhões de euros e são disputadas por grandes museus.
É muito possível que Frans Post tenha pintado mais quadros aqui no Brasil dos que os sete conhecidos, se bem que, ao que se sabe, são poucos os quadros a ele atribuídos antes de seu ingresso na comitiva de Nassau. Com certeza, só há uma paisagem rural, datada de 1633, que apresenta as mesmas qualidades que ele demonstrou por toda sua vida: cores sóbrias, desenho preciso, e perfeita noção do espaço a ser ocupado.
Seu estilo era muito pessoal e facilmente reconhecível. Por exemplo, a vegetação longínqua ele pinta num tom de verde meio azulado, que se mescla com o horizonte, acentuando perfeitamente os planos em perspectiva.
O “Rio São Francisco”, na hora em que o céu é um verdadeiro arco-íris, é um encanto. Vejam a capivara comendo umas plantinhas na margem do Rio e imaginem o espanto do europeu com essa beleza tão diferente da que conheciam.

Acervo Museu do Louvre, Paris
www.louvre.fr/

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
(blog de Ricardo Noblat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário