quarta-feira, 7 de março de 2012

A Família de Saltimbancos (1905) Pablo Picasso

Pintura: A Família de Saltimbancos (1905)

Nos últimos meses de 1904, a obra de Picasso começa lentamente a mudar e pouco a pouco entra no que se convencionou chamar Fase Rosa. Nessas novas telas, a cor fica mais natural, delicada, os tons mais suaves, com rosas e vermelhos claros dominando sua obra.

A fase azul foi sempre mais popular, mas hoje em dia já se reconhece a importância histórica da fase rosa. Durante esse período, pela primeira vez, Picasso iria desenvolver um estilo muito próprio que seria parte do Estilo Picasso, inconfundível, e que fez dele o artista mais importante do século 20.

Em 1904, e depois em 1905, ele alternava trabalhos “azuis” com trabalhos “rosa”. Os azuis, cada vez mais densos e deprimidos, os rosas com um espírito otimista e mais vivo, as cores sempre indicando o que lhe ia na alma. Por isso, considera-se o final de 1904 uma época de transição na obra desse gênio da pintura.

Picasso foi, essencialmente, um homem do século 19. Apesar de ter vivido a maior parte de sua vida no século 20, ele permaneceu um romântico: seu trabalho e sua escolha de temas refletem sempre a influência cultural do romantismo.

O Romantismo foi uma reação ao Iluminismo científico e racional do final do século 18, uma rebelião para enfatizar o valor das emoções, da estética e da imaginação. Nas artes isso levou o artista a copiar da natureza e a expressar o que sentia. A consequência desse movimento foi a Arte Abstrata, na qual o Cubismo de Picasso iria representar o papel central.

O tema do circo vinha de longe, tanto nas artes plásticas quanto na literatura, e tornou-se especialmente importante na França, no final do século 19. Picasso talvez tivesse sido muito influenciado pelo Circo Médrano, em Montamartre, um circo montado perto de onde ele morava, e que ele freqüentava.

A imagem de hoje mostra A Família dos Saltimbancos. Picasso se dedicou a esse mesmo tema em muitos trabalhos, alterando a composição, acrescentando figuras. A paisagem é desolada e apesar de Picasso as reunir numa bela composição, muito bem equilibrada, cada figura está psicologicamente isolada da outra. E do espectador.

Nessa fase rosa, ou do circo, Picasso se afasta do azul que denotava sofrimento, mas em A Família dos Saltimbancos, obra prima dessa fase, o espírito de introspecção e de triste contemplação da vida ainda prevalece.



Acervo National Gallery of Art, Washington, DC

por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - para o blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário