quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Encontro de John Lennon e Guevara ?

Imagine: Lennon-Guevara
Ernesto Guevara tinha ouvido sua música, mas principalmente suas letras, e não atrasar o inevitável encontro um estranho encontro com um outro lutador pela paz: John Lennon.Chicago, 11 de agosto de 1966. John Lennon refúgio em uma cabine de rádio velho de gravação para ficar sozinha e relaxar. Deixando apenas uma conferência de imprensa, sob pressão do escândalo provocado por suas declarações em março, o London Evening Standard (Estados Unidos apesar de ter sido conhecido através da revista Agenda) onde ele disse que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. Situação nos Estados Unidos levou ao veto de sua música em várias estações de rádio.
Ironicamente, desde os primeiros anos da revolução cubana, os Beatles foram identificados a partir do governo como símbolos da ideologia imperialista, os inimigos do processo liderado por Fidel Castro. Censura, disse, durou até 1966 quando um programa de rádio foi ao ar uma Fab Four canção. Mas ainda assim o final dos anos sessenta, e particularmente em 1968, houve ataques grandes e os hippies mais recalcitrantes foram enviados para campos de trabalho para a reeducação.
Censurado em Cuba não só música, mas também outros sinais exteriores. Regras da escola de modo ordenado luta "desvios", como cabelos longos, calças justas e mini saias, e mais do que uma vez tentou fazer a barba leais peludo jovens pela força e na rua. Aqueles que persistiram em adorar os Beatles foram acusados ​​de "diversão ideológica" conceito que abrange atitudes consideradas "anti-sociais" como o gosto pelas coisas da homossexualidade, estrangeiros e hostilidade à Revolução.
Na verdade, o famoso cantor e compositor Silvio Rodriguez foi suspenso por elogiar os Beatles. Na época, Silvio tinha um programa de TV que foi intitulado "Enquanto isso," com um grande público. Mas um dia ocorreu publicamente elogiar a música dos The Beatles.Por sua vez, um empregado do Progresso Radio também havia sido suspenso por seis meses sem pagar por transmitir uma canção de Silvio Rodriguez.
Jorge Serguera, conhecido por Daddy, considerada a música da banda britânica é um fator de desvio ideológico. Por esse motivo, Rodriguez terminou o programa e suas canções foram proibidas.
Que 11 de agosto de Lennon com a guitarra na mão, levantou os olhos e, antes dele era outra figura com cabelos longos e sonhos de liberdade.Guevara não poderia cantar, mas ele pegou um violão e cantou, gritou, em vez canções sobre os oprimidos e causas justas. John ouvia sem dizer uma palavra e Che fez o que lhe chegou.
Nem João nem Ernesto nunca comentou nada sobre esse encontro.
Hoje sabe-se que a existência de segredo mini-concerto, e já alguns se aventuraram a dizer que finalmente este encontro marcou a produção artística de John.Outros têm sequer ouvir trechos das "canções" Che "Revolution # 9" Álbum Branco dos Beatles.
Em 08 de dezembro de 2000, Fidel Castro e Silvio Rodriguez revelou uma estátua do ex-Beatle John Lennon, sobre o 20 º aniversário de sua morte.Durante o evento, Fidel lamenta não ter conhecido antes de Lennon, acrescentando: ". Há alegações de que são muito justo"
Desde então, John Lennon se senta em Havana, em imagem de bronze, junto com uma placa com uma de suas frases: "Eles dizem que eu sou um sonhador, mas eu não estou sozinho" ...... Enquanto do outro lado da ilha, Santa Clara, e ouvir essa frase, a estátua de Che Guevara, ele sorri.
---------------
"Hasta la victoria siempre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário