terça-feira, 15 de março de 2011

VIVER SEM RELIGIÃO (http://livingwithoutreligion.org/

VIVER SEM RELIGIÃO  (uma forma de viver, e bem)

(http://livingwithoutreligion.org/

A esperança, o cuidado, o amor. todos já experimentamos destes sentimentos fundamentais. Eles nos definem como seres humanos. Estes elementos importantes para uma vida plena e realizada são vivenciados tanto por pessoas religiosas, como por aqueles quee não tem religião

A sociedade é recheada de mitos sobre aqueles que vevem sem religião - sejam eles Ateus, Agnósticos e Humanistas Seculares. Um mito bem popular é aqueles que pessoas sem religão são imorais, ou que pelo menos eles nunca serão tão bons quanto aqueles que seguem uma religião. Você deve conhecer alguém que não tenha religião (quase todo mundo conhece), já sabe que não é verdade . A descencia humana independe de crenças religiosas. Há bons religiosos, da mesma forma que existem boas pessoas que não seguem religião alguma. Da mesma forma que existem maus religiosos e não religiosos. Você não pode prever o carater de uma pessoa simplesmente conhecendo suas crenças metafísicas.

Outro mito que prevalece é que a vida dos não-religiosos é vazia, sem sentido, e dominada pelo desespero. Isso também é falso. A experiência não religiosa é repleta da mesma gama de emoções, sentimentos e sensações de uma vida religiosa. Eles são alegres e tristes, pois eles sentem simpatia e repugnância; eles experimentam a dor eo prazer. Eles têm aspirações, eles estão preocupados com os outros. Eles amam e são amados.

Uma razão para este mito persistir é que muitos crentes religiosos veem seu deus ou sua fé como base para emoções como a esperança, carinho e amor. Não negamos que o religioso pode encontrar inspiração em suas crenças, mas os nossos amigos religiosos não devem presumir que a aceitação de suas crenças é necessário para uma vida plena.

Nós, que não seguimos nenhuma religião temos uma vida significativa sem depender do sobrenatural. Além disso, acreditamos que qualquer um pode encontrar o significado de uma vida se centrando em suas ações no presente, no aqui e agora, ao inves de ficar esperando o futuro.

Algumas pessoas se separaram das crenças religiosas tradicionais de Deus, mas hesitam em abdicar de sua fé, porque eles têm medo de que a vida não religiosa seja vazia e sem significado, sem as crenças e práticas em que elas se achavam confortaveis. Eles ouviram os mitos sobre a não-religiosos, e acreditam nestes mitos como uma verdade que eles terão que aceitar em suas vidas futuras.

Hoje, um em cada seis americanos não tem filiação religiosa, você certamente tem amigos, conhecidos e colegas, até mesmo membros da família que já vivem sem religião. Se você tiver perguntas difíceis sobre sua fé e não tem certeza para onde ir, te convido a considerar quantas pessoas já descobriram que viver sem religião fornece fundamentos para uma vida rica, gratificante e completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário