domingo, 20 de março de 2011

O Quarto em Arles - Vincent Van Gogh

Carta de Vincent Van Gogh ao Irmão Theo Van Gogh,  sobre "O Quarto em Arles"

Meu caro Theo,
Finalmente posso enviar-lhe um pequeno esboço para lhe dar pelo menos uma idéia de como o trabalho está se moldando. Meus olhos ainda estão cansados, mas então eu tive uma nova idéia na minha cabeça e aqui está o esboço do mesmo. Outra tela de tamanho 30. Desta vez é simplesmente o meu quarto, só que aqui a cor é de fazer tudo, e dando por sua simplificação um grandioso estilo às coisas, é para ser sugestivo aqui de repouso ou de sono em geral. Em uma palavra, olhando a foto deve descansar o cérebro, ou melhor, a imaginação. As paredes são violeta . O chão é de azulejos vermelhos. A madeira da cama e cadeiras é o amarelo de manteiga fresca, os lençóis e travesseiros são de um limão verde. A colcha escarlate. O verde da janela. A laranja toucador, o azul bacia. As portas lilás. E isso é tudo, não há nada neste quarto com os estores corridos. As linhas gerais do mobiliário novo, deve expressar sossego absoluto. Retratos nas paredes, um espelho, uma toalha e algumas roupas. O quadro - como não há branco na foto - será branca. . Isso a título de vingança para o descanso forçado, fui obrigado a tomar. . Vou trabalhar com ele novamente todo o dia, mas você vê como simples é a concepção. ... As sombras e as sombras são reprimidas; é pintado em tons livre plana como a gravuras japonesas ... Eu não estou escrevendo-lhe uma longa carta, porque amanhã cedo eu vou começar a luz da manhã fresca, de modo a terminar a minha tela. Como são as dores-não se esqueça de me dizer sobre eles. . Eu sei que você vai escrever um desses dias. . Eu vou fazer você esboços dos outros quartos também um dia.  

Com um bom aperto de mão, sempre teu, Vincent

Na foto: Belem reproduzindo "O Quarto em Arles"

Nenhum comentário:

Postar um comentário