quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Museu Segredo: Cadernos nunca antes visto de Van Gogh


O Museu Segredo: Cadernos nunca antes visto de Van Gogh

por Maria Popova


Um registro agridoce de gênio artístico e sonhos não vividos.


Dado o meu ponto fraco para os cadernos de artistas famosos e cadernos privados de grandes criadores , fiquei muito feliz ao descobrir que, sem o conhecimento da maioria, Vincent van Gogh manteve uma. Em 1882 uma carta a seu irmão Theo, ele escreveu: "Minha sketchbook mostra que eu tento pegar as coisas" no ato ". Este registro particular do gênio do artista, no entanto, manteve-se obscurecida da vista do público. Felizmente, Molly Oldfield traz esse tesouro escondido à luz em O Museu Segredo (biblioteca pública ) - o mesmo magnífico volume que nos deu a história surpreendentemente escuro como o Prêmio Nobel nasceu- que abates sessenta nunca antes visto "tesouro precioso demais para exibir "dos arquivos e locais de algumas das principais instituições culturais do mundo de armazenamento secretas.


No Museu Van Gogh de Amsterdã, Oldfield encontra sete cadernos sobreviventes do artista, apenas quatro com sua cobertura original, cuidadosamente armazenada nas estampas e desenhos de arquivo. Educação religiosa do início sketchbooks bespeak Van Gogh e como ele transformou essa intensidade espiritual em uma prática criativa. Oldfield escreve:


Van Gogh tinha sido tudo pronto para uma vida profundamente religiosa, mas, de 26 anos, ele transferiu seu zelo religioso do art. Ele decidiu se tornar um artista em vez disso, como ele sentiu que queria deixar "uma certa souvenir" para a humanidade ", na forma de desenhos ou pinturas, não feito para cumprir esta ou aquela escola, mas para expressar genuíno sentimento humano."


Ele se mudou para uma cidade rural chamada Nuenen a viver com seus pais e começar a aprender seu ofício.






O primeiro sketchbook



Folheando inúmeras páginas de seus cadernos, Oldfield reflete sobre esse registro de jornada criativa do artista e da agridoce lembrança o sketchbook fornece:


O primeiro sketchbook tem um azul royal, em mármore no interior da tampa e um bolso vazio na parte de trás. A primeira imagem que ele esboçou em que era uma igreja em Nuenen. Mais tarde, ele pintou esta igreja em Vista do Mar em Scheveningen e Congregação Deixando a Igreja Reformada em Nuenen .






'Vista do Mar em Scheveningen "por Vincent van Gogh, 1882



Curiosamente, as duas pinturas, uma vez pendurado no museu de Amesterdão, mas foram roubadas em 2002. Permanece desconhecido onde eles estão ou quem os levou, e o desenho a lápis do caderno de Van Gogh permanece como o único vestígio das obras em falta.






"Congregação Deixando a Igreja Reformada em Nuenen" por Vincent van Gogh, 1884



As páginas restantes do primeiro notebook são preenchidos com desenhos de pessoas e lugares, captar a vida rural em Nuenen. O segundo caderno, com uma capa preta, continua com vislumbres de Nuenen, em seguida, volta-se para Antuérpia, onde Van Gogh se mudou em novembro de 1885. Foi lá que ele desenvolveu sua paixão por estampas japonesas. Logo, porém, o artista - que tinha sido manter-se principalmente de pão, café e absinto - adoeceu e se mudou para Paris para viver com seu irmão, iniciando sua terceira sketchbook - um gigante retangular comparado aos seus anteriores livros de bolso forrado em linho - que ele encheu com desenhos de pessoas parisienses e esculturas do museu, bem como os nus femininos que posaram para ele. Oldfield maravilhas:


Em um esboço do lápis, eu reconheci o moinho de vento em Montmartre - uma aldeia rural na época - que aparece em muitas de suas pinturas. Também neste livro são desenhos de flores, rol de Theo van Gogh e uma carta de Vincent a Theo escrito em giz. Há apenas uma folha de rua, que o artista arrancou a fim de escrever uma nota para o seu irmão anunciar a sua chegada na cidade.


Ainda encantado com a paisagem, no entanto, Van Gogh deixou Paris em 1888 e estabeleceu-se em Arles, no sul da França. Lá, ela conheceu uma garota de treze anos chamada Jeanne Calment, que vendeu o artista lápis de cor na loja de seu tio. Ela descreveu Van Gogh como "sujo, mal vestido, e desagradável." (Curiosamente, Jeanne sobreviveu a artista por mais de um século e morreu em 1997 na idade de 122.) Desagradável quanto ele poderia ter sido, no entanto, Van Gogh sentiu solitária e aspirava a criar uma colônia de artistas em Arles.Eventualmente, Paul Gauguin se juntou a ele e os dois artistas viveram juntos na famosa casa amarela, com uma pintura de girassóis enfeitam o quarto de Gauguin.






Esboços de girassol de Van Gogh do sketchbook final,



Foi só no sketchbook final - um elegante com um casaco de linho e um empate para mantê-lo fechado - que Van Gogh esboçou as primeiras versões de suas séries icônicas Girassóis . Oldfield lamenta:


Sem nunca ter vendido um quadro em sua vida, naquele momento, Van Gogh nunca teria concebido um momento em que seus girassóis seria reconhecido instantaneamente por todo o planeta.


Sonho artístico de Van Gogh, no entanto, logo se tornou um pesadelo.Moradores de Arles pediram que ele fosse expulso da casa amarela por conta de sua loucura e ele logo se mudou para um asilo, onde continuou a pintar. Em maio de 1890, ele deixou a clínica e mudança para a comuna Auvers-sur-Oise, no noroeste da França para estar perto de seu médico e de seu irmão. Dois meses depois, ele atirou em si mesmo, acreditando que ele era um fracasso e deixando para trás o seu sketchbook final como o fantasma desesperado de seu sonho não vivida. Oldfield pondera:


Há dois esboços de girassóis no livro final. Uma mostra de 16 girassóis em um vaso, os outros 12 ramos em um vaso.Os desenhos corresponder-se com duas pinturas que pertencem ao Museu Van Gogh, pois eles têm o mesmo número de flores nos vasos. Talvez ele estava desenhando e lembrar tempos mais felizes.


[...]


Eu me pergunto, se tivesse sabido o que seria de seus quadros, que ele teria se matou? E, se ele não tivesse, o que as outras pinturas ele poderia ter produzido?





O museu secreto absolutamente fascinante em sua totalidade, com esses raros tesouros culturais como um pedaço de macieira de Newton meticulosamente preservada a Royal Society de Londres, um original Gutenberg Bíblia impressa em pergaminho no Morgan Library de Nova York, e gabinete de Nabokov da genitália borboleta realizada na Universidade de Harvard .


Doar = Amar


Trazendo-lhe (ad-free) Colheitas cérebro leva centenas de horas de cada mês. Se você encontrar alguma alegria e estímulo aqui, por favor considere tornar-se um membro de suporte com um retorno mensal de doação de sua escolha, entre uma xícara de chá e um bom jantar:

de: http://www.brainpickings.org/index.php/2013/10/02/van-gogh-sketchbooks-secret-museum/?utm_content=bufferec4db&utm_source=buffer&utm_medium=twitter&utm_campaign=Buffer





The Secret Mus

Nenhum comentário:

Postar um comentário