terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Castiçal e o Jogo de Cartas (1910): Georges Braque


Em 1907, Braque, que até então seguia os cânones do Fovismo, começou a se interessar pelas pinturas de
Paul Cézanne, que lhe inspirou tamanha admiração que ele passou a estudar profundamente sua obra.

Braque se interessou pelas formas distorcidas e pela perspectiva pouco convencional dos quadros de Cézanne,
 e durante os anos de 1908 a 1913, ele se dedicou a estudar os efeitos da luz e da perspectiva e das diversas
técnicas empregadas por seus colegas pintores na resolução dessas questões.

Foi também em 1907 que ele conheceu Picasso que lhe causou grande emoção com o seu Demoiselles d’ Avignon

Após uma viagem à Bélgica Braque começou a pintar paisagens nitidamente abstratas que revelavam a influência
de Cézanne sobre seu trabalho. Essas obras, com formas geométricas simples e ligadas umas nas outras, podem
ser chamadas de primeiras pinturas cubistas.

E foram elas que influenciaram Picasso. Os dois se tornaram grandes amigos e sua criação conjunta, o Cubismo,
se tornou legendária. De 1909 a 1914 os dois amigos se dedicaram à sua criação.


Entre 1911 e 1912, Braque ainda foi o primeiro a incorporar letras a suas telas. Logo ele e Picasso passaram a
colar palavras, números, e às vezes pedaços de madeira, de vidro, de metal e até objetos inteiros em suas
pinturas e suas obras passaram a ser conhecidas como Colagens, além de Cubistas.







O Castiçal e o Jogo de Cartas é uma das primeiras composições em que Braque escolhe usar a forma oval. Logo ele
e Picasso fariam uso bem frequente dessa forma, pois no Cubismo os planos e as facetas das formas geométricas
se concentravam no centro da composição e os cantos ficavam relativamente vazios. O formato oval resolvia esse
problema.

Essa tela pequena e oval em tons de marrom e ocre, acentuada por linhas brancas e pretas, é formada por planos
cubistas bem definidos. No centro podemos identificar um canto de mesa na qual está a base redonda de um castiçal
e à direita, duas cartas do baralho, o ás de copas e o seis de ouros.

Óleo sobre tela, 65.1 x 54.3 cm



Acervo Metropolitan Museum of Art, NY

 Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa para o Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário