quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

POESIA - Rubem Alves

                              Só tardiamente descobri a poesia, depois de haver virado os 40. Que pena! Quanto tempo perdido! A poesia é uma das da minhas maiores fontes de alegria e sabedoria. Como disse Bachelard, "Os poetas nos dão uma grande alegria de palavras..." Aí eu lhe pergunto: Você lê poesia? Se não lê, trate de ler. Troque os tolos programas de televisão pela poesia. Se você me disser que não entende poesia eu baterei palmas: Que bom! Somente os tolos pensam entender a poesia! Somente os intérpretes têm a pretensão de vir a entender a poesia! A poesia não é para ser entendida. Ela é para ser vista. Leia o poema e trate de ver o que ele pinta! Você precisa entender um luar? Uma nuvem? Uma árvore? O mar? Basta ver. Ver, sem entender, é uma felicidade! Assim, leia poesia para que seus olhos sejam abertos. Dicas: Cecília Meireles, Adélia Prado, Alberto Caeiro, Mário Quintana, Lya Luft, Maria Antônia de Oliveira, Tony-poeta.blogspot.com*. Leia poesia para ver melhor. Leia poesia para ficar tranquilo. Leia poesia para ficar mais bonito. Leia poesia para aprender a ouvir. Você já considerou a possibilidade de que você, talvez, fale demais?

Rubem Alves
"Quarto de Badulaques"
 pag. 104/105

*Tony-poeta (coloquei por minha conta, é poesia para  refletir)
  http://tony-poeta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário