sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Interpretação dos Sonhos



As idéias surrealistas do inconsciente foram todas baseadas nas teorias de Sigmund Freud (1856-1939), inventor da psicanálise. Sua obra A Interpretação dos Sonhos mudou a maneira de se pensar o homem, trazendo a idéia do inconsciente humano e da vida onírica.
Essa vida onírica seria a vida nos sonhos. Freud acreditava que no sonho realizamos desejos que não podemos realizar na vida real, assim tendemos a esquecê-los, porém nosso inconsciente os manifesta em forma de sonhos. Desse modo, são a expressão mais forte do inconsciente. Os sonhos têm por característica a falta de senso, seguem uma lógica própria, diferente da do consciente, o que causa certo estranhamento ao sonhador.
Há grande divergência de pensamento quando se trata de se a moral de um homem permanece em sua vida onírica. Alguns acreditam que a consciência permanece totalmente silenciosa durante o sono, sendo assim, um homem pacífico por exemplo seria capaz de cometer um assassinato em seu sonho e nem sentir ao menos um sentimento de remorso. Por outro lado, existe uma outra teoria de que as características morais de um homem continuam inalteradas em sonhos. Nesse caso, se o homem citado cometesse tal assassinato, sentiria durante o sonho um forte sentimento de culpa. Freud era partidário de um meio-terno entre essas duas idéias, de que o homem é responsável por seus sonhos, porém não completamente.
Para Freud, existem três mecanismos do sonho. O primeiro é o mecanismo da figurabilidade. Em sonhos, elementos abstratos, sentimentos como medo, ansiedade, entre outros são transformados em imagens. O segundo é a condensação, em que o sonho mistura imagens e acontecimentos aleatórios na vida do indivíduo em um só momento ou imagem. O último mecanismo é o deslocamento, na qual as imagens e o tempo na vida onírica são deslocados, ou seja, acontecimentos passados por exemplo aparecem como presentes.
Os surrealistas, seguindo essas idéias, tentavam expressar muitas vezes o que viam em suas vidas oníricas, como é o caso de Um Cão Andaluz, em que o filme se parece com um sonho. Tentavam, ao resgatar os sonhos, resgatar também o inconsciente, muito expressivo durante tais sonhos. Podemos observar isso evidentemente nas pinturas surreais, que tentam expressar sentimentos através de imagens, além de que apresentam elementos da realidade condensados e deslocados, assim como um sonho.
Fontes:
http://www.comciencia.br/resenhas/sonhos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud

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