quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sergio Britto, porque somos feitos da mesma matéria que os sonhos. (Antonio Veronese)

 
tl-britto.jpgSomente hoje, aqui na Europa, soube da morte do grande sacerdote do teatro brasileiro, Sergio Britto. Personalidade, influência, carreira, repertorio, paixao, destino... Sérgio era um entusiasta ( o Teatro é o mais antigo dos moribundos, dizia). Bastavam poucos minutos de papo para que  aquele homem de barba e cabelo brancos se transformasse num radioso menino. Sérgio jamais envelheceu!

Por volta de 2001, ele veio à minha casa no Rio entrevistar-me para o programa Arte com Sérgio Brito, na TVE. Depois de 5 minutos de bate papo,  eu não sabia mais quem estava sendo entrevistado, ele ou eu. Ele conhecia profundamente pintura, opera,  ballet,  musica... isso sem falar da sua trajetória notável na dramaturgia. Sérgio sabia tudo, conversava sobre tudo, um verdadeiro "uomo universale"!  Foi, sem a menor sombra de duvida, a melhor entrevista da minha vida!!

Alguns anos antes ele veio ver minha exposiçao no Teatro dos Quatro, no Rio. Guardo com grande carinho o elogio de Sérgio, quando nem eu mesmo acreditava em mim. Foi a primeira pessoa que me pôs a mão no ombro e perguntou: "foi você que fez isso?...!", e seus olhos  cintilavam ... A partir de Sérgio eu me disse: meu Deus, talvez eu seja mesmo um pintor..." Devo isso a ele, jamais vou me esquecer!!!

Outras caracteristicas de Sérgio eram a  compaixão e a humildade.   Uma vez ele me convidou para acompanhar os ensaios de um musical sobre os "tempos do radio' , ali  naquele teatro da Fonte da Saudade . Cheguei,  sentei-me no fundo da sala, e pude observá-lo em pleno ato de dirigir: uma troca afetuosa, densa e sofisticadissima com seu elenco, um momento em que Sérgio se mostrava por inteiro.

Em outra ocasião, ele ensaiava, dirigido pelo grande Domingos de Oliveira, o espetáculo Sérgio 80, no pequenino teatro na galeria da Cândido Mendes. Pela manha ele ligou-me e disse: vem ver o ensaio. Cheguei um pouco atrasado e sentei-me no fundo da minuscula arena. Alem de Domingos e Sérgio, só eu na plateia! Procurei passar o mais desapercebidamente  possível para não incomodar o trabalho dos dois. Qual foi minha surpresa quando, depois de meia hora, Sérgio vira a cabeça pra trás e me pergunta a seco: Antonio, ta bom ou ta ruim?! Imaginem eu, chamado a dar pitaco numa direção de Domingos de Oliveira!!!

Em 2004, Sérgio veio a meu casamento e, alem de ser de longe a figura mais charmosa, discreta e elegante da noite, fez, ao partir, um comentário inesquecível: " bonito teu casamento, parecia uma peça de  teatro..."

Por isso e tanto mais, dói saber que Sérgio partiu... sobretudo porque não pude visitá-lo nos seus últimos meses, quando sua doença agravou-se. Mas sei que, onde quer que esteja, ele já esta ensaiando um novo espetáculo...     Sérgio foi  a prova definitiva  de que  " we are such stuff as dreams are made on ".
 

antonio veronese

Nenhum comentário:

Postar um comentário