terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pombos (1914/1915) - Jacob Epstein

Escultura: Pombos (1914/1915)

Jacob Epstein, como já dissemos aqui, era filho de pais poloneses; foi o terceiro dos cinco filhos do casal. Seu interesse em desenhar começou quando ele ficou um longo tempo doente, quase sempre preso em casa, pois sofria de pleurisia. Seus pais, judeus ortodoxos, cumpriam todos os ritos e preceitos de sua religião e o jovem Epstein rejeitou a ortodoxia, talvez por enfado com as longas cerimônias religiosas.
Interessou-se por panteísmo e anarquismo, numa clara manifestação de rebeldia, embora em sua autobiografia tenha dito que seu único interesse era a arte e que nunca se envolveu com política ou religião.
Estudava desenho e gostava de andar pelas ruas fazendo esboços do que via. Logo que pode, começou a trabalhar numa fundição de bronze durante o dia, para ganhar dinheiro, e estudava à noite. Como já mencionei ontem, ao receber por seu trabalho como ilustrador de “O Espírito do Gueto”, de H.Hapgood, mudou-se para a Europa.
Em 1907, casou-se com Margaret Dunlop e foi quando se tornou cidadão britânico. Na I Guerra Mundial, serviu por muito pouco tempo no 38º Batalhão dos Fuzileiros Reais, também conhecido como Legião dos Judeus.
Apesar de casado e de sempre viver com Margaret, Epstein relacionou-se com muitas outras mulheres, e teve cinco filhos fora do casamento: Peggy Jean (1918); Theo (1924); Kathleen (“Kitty”, 1926); Esther (1929) e Jackie (1934). Margaret aceitava as infidelidades de Epstein a ponto de criar duas de suas filhas, a mais velha e a caçula e muitas vezes permitiu que as modelos, e amantes do marido, se hospedassem na casa da família.
Mas sua tolerância não foi a mesma quando o marido começou um romance com Kathleen Garman: em 1923, Margaret feriu o ombro de Kathleen com um tiro.
Margaret, até então tolerante, pressentiu que Kathleen era o verdadeiro perigo, como foi. Theo, Kitty e Esther eram filhos de Kathleen. Margaret faleceu em 1947, em 1954 Epstein foi sagrado Cavaleiro pela Rainha e em 1955 casou-se com Kathleen, com quem viveu até morrer.
Esculpida diretamente numa única peça de mármore grego, “Pombos” mede 64,8 x 78,7 x 34,3 cm.

Acervo Tate Gallery, Londres

Siga o Blog do Noblat no twitter-

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - para o Blog do Noblat - www.noblat.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário