terça-feira, 4 de outubro de 2011

Gauguin foi uma atitude temerária contra a criação e arte ?


FOTO: HASSE FERROLD"Gauguin foi uma atitude temerária contra a criação e arte"
Flemming fribourg é o curador de Gauguin e Polinésia. Um paraíso indescritível, uma amostra com mais de 50 obras de Gauguin no Taiti e nas Ilhas Marquesas, muitas delas expostas na Dinamarca, pela primeira vez. Fribourg disse-nos alguns dos aspectos mais importantes da exposição pode ser visitada na Carlsberg Ny Glyptotek museu em Copenhague.
Gauguin e Polinésia persegue a idéia do artista primitivo. Como você descreveria essa idéia? Quais são as principais características da arte primitiva de Gauguin?
"O primitivo" em Gauguin não é apenas a idéia de uma ilha tropical polinésia mas uma atitude distante em relação ao mundo e da arte. Gauguin parece velhos sentimentos e culturas primitivas de um período no início da década de 1880, e faz isso na Grã-Bretanha, na Dinamarca (onde morou por sete meses entre 1884 e 1885) e Van Gogh em Arles (1888).
Ele estava fascinado, como muitos de seus contemporâneos, com os contos populares antigos, os mitos ea arte da Idade Média (românico, gótico) e gradualmente se acumula a opinião de que a arte deve tentar encontrar e exibir as raízes profundas da humanidade em todo o mundo, independentemente do período, localização geográfica ou crença religiosa. Com Gauguin, essa idéia se torna a busca por algo puro, primitivo ou original para ser contrastado com a corrupção generalizada moral de Paris e na Europa e tornou-se uma estratégia contra o impressionismo, que foi alimentado como artista, mas, eventualmente, desprezo pela sua superficialidade (o fato de que a impressão só aparecem as visíveis de um ponto de vista naturalista, sem levar em conta os sentimentos profundos e elementos humanos que vão além da mera representação de luz e sombra).
Destacar o seu trabalho Oviri escultura em cerâmica (1894, Musée d'Orsay, Paris), o alívio de madeira Pape Moe (1894, Ny Carlsberg Glyptotek), a pintura O Luxur, (1889, coleção particular) e escultura em madeira Père Paillard (1902, National Gallery, em Washington).
Se eu tivesse que destacar um aspecto da arte de Gauguin, o que seria?
Sua atitude temerária para a criação e arte como tal.
Quanto tempo têm sido lentas para organizar esta exposição?
Cinco anos?
Até que ponto a personalidade de Gauguin influenciou sua criação artística?
Enormemente: ele era o tipo de pessoa que nunca desiste, que energiza diante da adversidade, trabalhando com raiva ou com a consciência radical para mostrar ao mundo que ele é o mestre. Além disso, Gauguin, muitas vezes se gabava de ascendência peruana, reivindicaram a descida da famosa Flora Tristan e transportar, graças a ela, o sangue Inca em suas veias.
"Com Gauguin arte se torna sério moderna" você pode explicar essa afirmação?
Gauguin é um dos pioneiros da arte moderna como era extremamente consciente de seus meios artísticos, que se misturavam com ousadia, e como ele era um artista que experimentou extensivamente com todos os tipos de materiais e expressões artísticas. Ele foi um dos primeiros a usar o objeto trouvé: tomar um elemento da vida diária, como parte da decoração de uma escada e pintar ou usar um painel de porta e transformar a Grã-Bretanha em um relevo de madeira (Pape moe, 1894). Seu estilo original de decoração influenciada por artistas como Picasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário