terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º PREMIO LONDRINA DE ARTE CONTEMPORANEA (ABERTURA 03.11.2011)



DIÁLOGOS COM A ARTE

Acontece esta semana o seminário preparatório para o 1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea. Inscrições são gratuitas

Em novembro, o Museu de Arte de Londrina vai abrigar uma exposição com obras de 27 artistas de seis estados brasileiros selecionados para o Salão de Arte Contemporânea de Londrina/I Prêmio Londrina de Arte Contemporânea, realizado pela Aluá Arte Brasil. No dia 3, será aberta a exposição, que tem como tema “A Arte em Defesa da Terra: Urgente”. O evento é um projeto estratégico patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Professores, monitores, artistas, pesquisadores e estudantes de arte terão a oportunidade de se aproximar dos conceitos e poéticas que vão integrar essa mostra, ao participar do projeto educativo que precede o Salão. O seminário “Diálogos entre Arte Contemporânea, Educação e Meio Ambiente” acontece nos dias 27 e 28 de outubro (quinta e sexta-feira), às 19 horas, na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL, e tem inscrições gratuitas. Informações e inscrições www.artecontemporanealondrina.art.br.
Na primeira palestra do seminário, dia 27, o tema “A Arte Contemporânea no Ensino” será apresentado pelo professor Jardel Dias Cavalcanti, doutor em História da Arte pela Unicamp, professor de História da Arte e Crítica de Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina e colunista do site paulista www.digestivocultural.com.

No dia 28, a convidada é a crítica de arte, pesquisadora e professora universitária Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes, de São Paulo, e diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e do Som/SP). Ela falará sobre “Diálogos entre Land Art, Arte e Ecologia , Sky Art e Arte e Sustentabilidade”.
Formada em filosofia pela Universidade de São Paulo, Priscila tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutorado, com projeto na área de estética e arte em meios tecnológicos, pela Unicamp. É professora dos cursos de graduação e pós-graduação Arte: história, crítica e curadoria da PUC/SP. É autora de “Arte @ Mídia: Perspectivas da Estética Digital”, finalista do Prêmio Jabuti (2006), e organizadora dos livros “Conexões tecnológicas, Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir” e “Experiências/ Campos/ Intersecções/ Articulações”.
Entre suas curadorias destacam-se: Circuitos Paralelos: Retrospectiva Fred Forest (Paço das Artes, 2006); Bia Medeiros: trajetórias do corpo (Caixa Cultural RJ e BSB,2008); I/legítimo: dentro e fora do circuito (MIS e Paço das Artes,2008); Grau Zero (Paço das Artes,2008); Crossing [Travessias] (Paço das Artes, 2010), e Assim é, se lhe Parece (Paço das Artes, 2011).

Reflexão
A proposta da organização é que os participantes do seminário se tornem multiplicadores da forma de apreender o objeto de arte e que possam repassar esse conhecimento aos alunos e público em geral. “Entendemos que, para quebrar o isolamento do espectador em relação à obra de arte, é necessária uma aproximação física que criará as condições para provocar a fruição, a revelação e a reflexão diante da arte”, diz Marcos Costa, produtor e coordenador do Prêmio Londrina de Arte Contemporânea.
Com foco na experiência com a arte, este projeto não se constituirá exclusivamente num guia para a compreensão dos trabalhos. A ideia, segundo o coordenador, é encorajar o público a acreditar em suas próprias percepções sobre os trabalhos que serão expostos, lançando mão de seus repertórios e experiências. Ao mesmo tempo, o projeto oferecerá aos participantes informações para ampliar a compreensão da arte.
A parceria deste projeto com instituições de ensino do município e da região, no que diz respeito à divulgação e participação de professores e alunos, é fundamental para o êxito do Salão de Arte Contemporânea de Londrina. “Estamos convencidos de que hoje, mais do que nunca, a arte tem seu papel educativo e político, portanto, não devemos e não queremos isolá-la em pequeno contexto ou grupo. É preciso discuti-la, questioná-la e refleti-la da forma mais ampla e democrática possível”, conclui Marcos Costa.

Serviço:
Seminário “Diálogos entre Arte Contemporânea, Educação e Meio Ambiente” – Dias 27 e 28 de outubro, às 19 horas, na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL (Av. JK, 1973). Inscrições gratuitas pelo site www.artecontemporanealondrina.art.br. Vagas limitadas.
Salão de Arte Contemporânea de Londrina/ 1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea - De 3 a 20 de novembro, no Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640)
Realização: Aluá Arte Brasil
Produtor Executivo e Coordenador: Marcos Costa
Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Programa Municipal de Incentivo à Cultura e Midiograf
Apoio: Museu de Arte de Londrina, Sinamed, Universidade Estadual de Londrina e Casa de Cultura da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário